“A
Cia Aérea de Dança é uma mistura fina da melhor dança popular com um modo
vibrante de inventar no rumo do moderno, do novo. Tem gosto de Brasil com a
universalidade que só a arte pode dar. Vendo
o grupo a gente dança por dentro.” (Herbert de Souza
(Betinho)
Em 1985 iniciava-se no Circo Voador no Rio de Janeiro, o projeto das Cias Aéreas: Cia Aérea de Canto Coral, Cia Aérea de Teatro e Cia Aérea de Dança. O intuito era difundir para um maior e mais diversificado público, segmentos da cultura que geralmente ficam restritos a teatros e espaços mais elitizados.
Estas "Cias" se apresentaram durante alguns anos exclusivamente em eventos do Circo Voador, não só no Rio, mas viajando pelo interior do País.
Das "Cias", a Cia Aérea de Dança, liderada por João Carlos Ramos, ganhou vida própria, saindo do Circo Voador e criando em 1990 sua sede própria. Baseando-se na técnica da dança contemporânea e com os olhos voltados para tudo que seja genuinamente popular, a Cia Aérea de Dança encontrou seu caminho, o seu espaço e, mais do que isto, o seu compromisso com a cultura brasileira. A Cia vem desenvolvendo um trabalho sempre voltado para a pesquisa e criação de uma arte cujas raízes se encontram na história, nos modos e no gosto popular do carioca e do brasileiro em geral.