Desde a Montagem do espetáculo "Mistura e Manda" em 1992, João Carlos Ramos vem se dedicando junto a Cia Aérea de Dança ao desenvolvimento do Samba-Dança, uma linguagem diferenciada que funde os preceitos da dança contemporânea com a expressão rítmica do samba.
Principais Oficinas realizadas:
Samba-dança Gafieira e Coisa e Tal -Esta oficina leva informações ao dançarino a respeito da cultura corporal do samba/gafieira. As aulas trabalham de maneira prática as bases rítmicas e motoras das figuras e os passos tradicionais e modernos.
Três pontos básicos:
1. Encaixes rítmicos e motores dos passos básicos– caminhadas, puladinho, pião e ganchos.
2. Abraço - Ampliação da comunicação entre o casal.
3. Figuras e seqüências inéditas criadas para esta oficina.
Duração: Oficinas regulares ou cursos intensivos de 03 ou 06 aulas.
Gafieira Contemporânea
Um movimento que busca na desconstrução a possibilidade dereciclar as posturas viciadas, o pré-estabelecido.
Esta oficina promove um encontro de “gingas” e “swingues” possibilitando a cada corpo, independente de sua condição étnica ou cultural, assimilar a dança do samba e da gafieira carioca.
Três pontos básicos
1. O Corpo individual no Samba – o tomar posse de seu corpo vivenciando os caminhos do "samba-dança", um instrumento que investiga as possibilidades de ampliação das ações motoras e rítmicas do corpo que samba.
2. Improvisação - O mecanismo pelo qual o dançarino de salão atinge a consciência do ato de improvisar, uma técnica onde a mulher atua de maneira equilibrada com o homem na criação das variações e figuras.
3. Gafieira – o desenvolver de movimentos, figuras e seqüências.
Público Alvo: Dançarinos de salão com experiência em samba.
Duração: Regulares ou intensivos de 03 ou 06 aulas.